A Olimpíada Itabirana de Matemática (OIM) traz uma emocionante novidade para a edição de 2024: a etapa especial "Elas em Destaque". Esta premiação exclusiva tem como objetivo reconhecer e celebrar os talentos femininos que participam da OIM, além de incentivar a participação de mais meninas na competição. Serão distribuídas 50 medalhas com o objetivo de destacar o brilhantismo das jovens competidoras e incentivá-las a perseverarem no estudo da Matemática e de outras áreas das ciências exatas.
Criada por duas mulheres, Daniele Gonçalves e Daniela Bicalho, a OIM tem sido um marco no incentivo ao estudo da matemática entre os jovens de Itabira e região. Ao longo das últimas 6 edições, a organização da OIM percebeu que o número de meninas medalhistas é sempre menor que o número de meninos, o que corrobora com a tendência nacional apontada pelo MEC de que apenas 30% dos pesquisadores na área de ciências exatas são do sexo feminino.
Diante desses indicadores, viu-se a necessidade de fazer algo novo que pudesse despertar o interesse das meninas em participar da OIM. Com a etapa especial, a competição reforça seu compromisso com a diversidade e inclusão, reconhecendo a importância de dar visibilidade às meninas na ciência. Incentivar meninas a ingressarem nas ciências exatas ajuda a quebrar os estereótipos que historicamente limitam o acesso de mulheres a essas áreas. Com o passar dos anos, mostrar que meninas podem se destacar em matemática inspira futuras gerações a seguir espontaneamente por caminhos similares.
A introdução da etapa especial "Elas em Destaque" não visa excluir os meninos, mas sim dar visibilidade e reconhecimento às meninas. A inclusão de mais mulheres nas ciências exatas traz uma diversidade de perspectivas e ideias, e isso pode enriquecer o campo com novas abordagens e soluções inovadoras. Esta iniciativa é essencial para mostrar que as ciências exatas também são um campo de destaque para as mulheres. A premiação tradicional da OIM continuará acontecendo normalmente, como nos anos anteriores, assegurando que todos os estudantes tenham suas habilidades reconhecidas.
Conforme consta no regulamento da OIM, a etapa especial conta com uma avaliação elaborada exclusivamente para essa finalidade, permitindo uma avaliação justa e específica do desempenho das meninas. A avaliação possui três questões dissertativas e será aplicada nos mesmos moldes da segunda fase da OIM, na escola da participante, no dia 14/08/2024. Como se tratam de duas competições distintas, será possível que uma aluna receba uma medalha da OIM e também uma medalha da categoria "Elas em Destaque".
A OIM está em parceria com as organizadoras do Movimento Meninas Olímpicas, fortalecendo a colaboração para incentivar continuamente meninas a quebrarem os paradigmas e se tornarem mulheres cientistas. Esta cooperação reforça a missão de ampliar a presença feminina nas ciências exatas, além de promover um ambiente inclusivo e igualitário. Promover a participação feminina nas ciências exatas é essencial para garantir equidade de oportunidades no mercado de trabalho. Ao incentivar o interesse de meninas pela matemática desde cedo, é possível contribuir para a formação de uma força de trabalho mais equilibrada e justa no futuro.
Dessa forma, a criação da etapa especial "Elas em Destaque" é um passo significativo para a OIM, que reafirma seu compromisso com a inclusão e a igualdade de gênero na educação e na ciência. Estamos de prontidão para ver o brilhantismo das jovens matemáticas na Olimpíada Itabirana de Matemática deste ano e de todos os que ainda estão por vir.
Mulheres ainda atuam pouco na ciência brasileira. Ministério da Educação. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/pec-g/180-estudantes-108009469/pos-graduacao-500454045/4159-sp-1791282871.
Escrito por: Daniela Bicalho Data de Publicação: Jul. 18, 2024
Copyright Olimpíada Itabirana de Matemática © 2024. Todos os direitos reservados.